Resultados do nosso trabalho.

 

TREINAMENTO EM CONDUÇÃO ECONÔMICA  -  CONSULTORIA EM TRANSPORTES  -  GESTÃO

CONTROLE DE VIAGENS / TREINAMENTO         

Cliente: FAIRWAY

Veículo: MBB Actros 2646  6x4                         Frota nº  Do cliente

Placa: ELK 3878                                                 SR: Hooper Randon

Motorista: Orlando Evangelísta da Rocha           Instrutor: Luiz Eugenio Pascon

                   Robson Ferreira de Oliveira

Rota: SBC / Iracemápolis / Santos / SBC

Ida: Vazio                                                                             Retorno:Carregado

Peso Bruto Total: 73.490 Kg   Tara: 27.090  Kg                    Liquido: 46.400 Kg

Km saída: 028.086                  Hora saída: 08:30 Hrs             Data: 17/06/2011

Km chegada: 028.645             Hora chegada: 02:30 Hrs        Data: 18/06/2011

Tempo de paradas: 08:30 Hrs        Tempo Total da Viagem: 18:00 Hrs

Total Km rodado: 559  Km

Litros de Diesel: 276 Litros

Média Km/Litro: 2,02 Km/l

Média Anterior ao Treinamento:  1,85 Km/l

Diferença no Consumo: 09,18%

Comentários da viagem:

Primeira viagem e contato inicial  deste Motorista em teste com este veículo.

Motorista em teste prático acompanhado pelo Sr. Robson F. de Oliveira.

Tem vazamentos de ar no sistema de freios nas válvulas e conexões, que obriga carregar os reservatórios utilizando o Motor, contribuindo para o aumento de consumo de Diesel. Sr.Eron está ciente deste fato e prevê logo seu saneamento.

SR está desalinhado em relação ao Cavalo, que também contribui para o consumo de Diesel e Pneus com o arrasto do equipamento carregado

Veículo em operação de descarga no Porto, utilizou 1Hr e 45 minutos na fila em ritmo lento sem desligar o Motor em virtude das paradas e tráfego intenso.

 

TREINAMENTO EM CONDUÇÃO ECONÔMICA  -  CONSULTORIA EM TRANSPORTES  -  GESTÃO

CONTROLE DE VIAGENS / TREINAMENTO   

Cliente: GAFOR  Mucuri / Camaçari

Veículo: IVECO Stralis 460NR  6x2                 Frota: Test-Drive VETELLI

Placa: CUA 6680                                               SR: Bi-Trem 22074 / 22075

Motorista: Tibiriça Ricardo Avelar                     Instrutor: Luiz Eugenio Pascon

Rota: Mucuri / Camaçari

Ida: Vazio                                                                                 Retorno: Carregado

Peso Bruto Total: 59.230  Kg         Tara: 19.770  Kg                 Liquido: 39.460 Kg

Km saída: 016.178                         Hora saída: 13:00 Hrs           Data: 11/04/2011

Km chegada: 017.956                    Hora chegada: 16:00 Hrs      Data: 15/04/2011

Tempo de paradas: 67:30 Hrs                          Tempo Total da Viagem: 99:00Hrs

Total Km rodado: 1.778 Km

Litros de Diesel: 824 Litros

Média Km/Litro: 2,15 Km/l

Média Anterior ao Treinamento: Stralis 380 e Stralis 420  ( Média 870 Litros).

Diferença no Consumo: 5,58% mais econômico com o mesmo Conjunto.

Comentários da viagem:

Velocidade controlada: 75 Km/h.

O motorista trabalha com excesso de rotação no motor, mesmo mantendo dentro da faixa verde na conta-giros, fora do ponto ideal de torque.

Dirigibilidade, segurança e conforto em destaque. Motor com alto torque exige condução em baixas rotações, com bom desempenho e reserva de Potência.

Os dados comparativos, com os modelos Stralis 380 e 420 em operação, utilizam este Bi-Trem Frota 22074 / 22075 para base de cálculo.

 

TREINAMENTO EM CONDUÇÃO ECONÔMICA  -  CONSULTORIA EM TRANSPORTES  -  GESTÃO

CONTROLE DE VIAGENS / TREINAMENTO   

Cliente: LUFT Transportes Rodoviários Ltda

Veículo: MBB 1933  6x2                                   Frota nº  

Placa: DPB 0131                                               SR: DVT 1744

Motorista: Paulo Roberto Brazilino                   Instrutor: Luiz Eugenio Pascon

Rota: Duque de Caxias / Barra / Recreio dos Bandeirantes

Ida: Carregado                                                                               Retorno: Vazio

Peso Bruto Total: 43.870 Kg         Tara: 17.370 Kg        Liquido: 26.500Kg

Km saída: 365.914                         Hora saída: 03:30 Hrs           Data: 29/01/2011

Km chegada: 366.048                    Hora chegada: 09:20 Hrs      Data: 29/01/2011

Tempo de paradas: 01:30 Hrs        Tempo Total da Viagem: 05:50Hrs

Total Km rodado: 134 Km

Litros de Diesel: 45 Litros

Média Km/Litro: 2,97 Km/l

Média Anterior ao Treinamento:  2,12 Km/l

Diferença no Consumo: 40,09%

Comentários da viagem:

O motorista trabalha com excesso de rotação de motor.

Folga excessiva na quinta roda.

Freios do Conjunto Cavalo Mecânico e Semi-Reboque, deficientes.

Requer uma revisão urgente do sistema e componentes.

Motorista apto para a função.

 

TREINAMENTO EM CONDUÇÃO ECONÔMICA  -  CONSULTORIA EM TRANSPORTES  -  GESTÃO

CONTROLE DE VIAGENS / TREINAMENTO   

Cliente: AQCES Vitória

Veículo: IVECO Stralis 410NR  8x2                  Frota nº  

Placa: EKH 1044                                               SR: EKH 1043

Motorista: Alan Rezende                                   Instrutor: Luiz Eugenio Pascon

Rota: Serra / Alfredo Chaves / Castelo / Serra

Ida: Carregado                                                                   Retorno: Carregado

Peso Bruto Total: 55.680 Kg         Tara: 18.830 Kg                  Liquido: 36.850 Kg

Km saída: 003.731                         Hora saída: 10:30 Hrs           Data: 23/02/2011

Km chegada: 004.127                    Hora chegada: 22:00 Hrs      Data: 23/02/2011

Tempo de paradas: 04:30 Hrs        Tempo Total da Viagem: 11:30Hrs

Total Km rodado: 396 Km

Litros de Diesel: 138,59 Litros

Média Km/Litro: 2,85 Km/l

Média Anterior ao Treinamento:  Sem Parâmetro

Diferença no Consumo:

Comentários da viagem:

O motorista trabalha na faixa verde de rotação de motor, mas fora do ponto ideal de torque com aceleração à mais do que o necessário para a operação.

Dirigibilidade, segurança e conforto em destaque. Motor com alto torque exige condução em baixas rotações com bom desempenho e reserva de Potência.

Veículo apresenta  vibração em função do alongamento do eixo cardã e também está com o eixo tração desalinhado em relação ao terceiro eixo e chassis.  

Motorista apto para a função.

 

TREINAMENTO EM CONDUÇÃO ECONÔMICA  -  CONSULTORIA EM TRANSPORTES  -  GESTÃO

CONTROLE DE VIAGENS / TREINAMENTO   

Cliente: ESSEMAGA

Veículo:Volvo FH 520  iShift  6x4                         Frota nº  255

Placa: CUA 6954                                                    SR: 781

Motorista: Denílson Pereira dos Santos                 Instrutor: Luiz Eugenio Pascon

Rota: Santos-Guarujá-Piracicaba

Ida: Carregado                                                   Retorno:Vazio

Peso Bruto Total: 43.000 Kg   Tara: 19.500 Kg                  Liquido: 23.500 Kg

Km saída: 002.945                  Hora saída: 10:00 Hrs           Data: 09/07/2010

Km chegada: 003.489             Hora chegada: 21:00 Hrs        Data: 09/07/2010

Tempo de paradas: 01:30 Hrs        Tempo Total da Viagem: 11:00Hrs

Total Km rodado: 544 Km

Litros de Diesel: 190 Litros

Média Km/Litro: 2,86 Km/l

Média Anterior ao Treinamento: Sem Parâmetro.

Diferença no Consumo: Sem Parâmetro.

Comentários da viagem:

Veículo novo em operação.

Este veículo com cambio automatizado requer uma condução mais aprimorada,

sendo a combinação entre rotação de Motor e trocas de Marcha no tempo certo e ideal para extrair o melhor rendimento do Veículo na operação.

Motorista em condições de trabalho e apto para operar este equipamento.

 

 

CONTROLE DE VIAGENS / TREINAMENTO  Cliente: SOTRANGE          

Veículo:  IVECO  6 x 2                         

Frota nº 817

Placa: GWI 9743                                

Placa Semi-Reboque:  4005

Motorista: Rubens A. dos Santos       

Instrutor: Luiz Eugenio Pascon

Rota: SBC – Cubatão – Uberaba – SBC 

Ida: Carregado c/ Amônia               

Retorno: Vazio

Peso Bruto Total: 46.320 Kg          

Tara: 25.400 Kg

Km saída: 179.805                     Hora saída: 18:00 Hrs        Data: 02/05/2007

Km chegada: 180.938                Hora chegada: 17:15 Hrs   Data: 04/05/2007

Tempo de paradas: 23:15 Hrs        Tempo Total da Viagem: 47:45 Hrs

Total Km rodado: 1.133 Km

Litros de Diesel: 452

Média Km/Litro: 2,50 Km/l

Média Anterior ao Treinamento: 2,27 Km/l

Diferença no Consumo: 6,83%

Comentários da viagem:

Quarta viagem da segunda fase no mês de Abril/07.

Motorista apto ao trabalho e com boa recepção ao treinamento aplicado.

 

 

CONTROLE DE VIAGENS / TREINAMENTO   Cliente: SOTRANGE

Veículo:  IVECO 4 x 2                          

Frota nº 322

Placa: GWI 9737                                  

Placa Semi-Reboque: 25.019 / 1520

Motorista: João Paulo F.Lima            

Instrutor: Luiz Eugenio Pascon

Rota: SBC – Cubatão – Paranaguá – SBC 

Ida: Carregado c/ Ácido Sulfúrico    

Retorno: Vazio

Peso Bruto Total: 43.500 Kg          

Tara: 18.650 Kg

Km saída: 202.755                 Hora saída: 12:15 Hrs        Data: 14/05/2007

Km chegada: 203.884           Hora chegada: 14:35 Hrs   Data: 16/05/2007

Tempo de paradas: 25:00 Hrs        Tempo Total da Viagem: 50:20 Hrs

Total Km rodado: 1.129 Km

Litros de Diesel: 358

Média Km/Litro: 3,15 Km/l

Média Anterior ao Treinamento: 2,74 Km/l

Diferença no Consumo: 14,96%

Comentários da viagem:

Primeira viagem da segunda fase no mês de Maio/07.

Primeira parte da viagem com Isotanque até Guarujá/ após Paranaguá c/ Ácido.

Motorista apto ao trabalho e com boa recepção ao treinamento aplicado.

 

CONTROLE DE VIAGENS / TREINAMENTO  Cliente: SOTRANGE  

Veículo:  IVECO  4 x 2                                 

Frota nº 303

Placa: GWI 9734                                        

Placa Semi-Reboque:  1531

Motorista: Leudes Ricardo Góes Vieira       

Instrutor: Luiz Eugenio Pascon

Rota: SBC – Paulínia – Paranaguá - SBC

Ida: Carregado c/ Ácido Sulfúrico    

Retorno: Vazio

Peso Bruto Total:  42.800Kg          

Tara: 14.080 Kg

Km saída: 227.138                 Hora saída: 10:20 Hrs        Data: 02/07/2007

Km chegada: 228.552           Hora chegada: 10:27 Hrs   Data: 05/07/2007

Tempo de paradas: 38:00 Hrs          Tempo Total da Viagem: 72:07 Hrs

Total Km rodado: 1.414 Km

Litros de Diesel: 457

Média Km/Litro: 3,09 Km/l

Média Anterior ao Treinamento: 2,82 Km/l

Diferença no Consumo: 9,52%

Comentários da viagem:

Primeira viagem da segunda fase no mês de Julho/07.

Motorista apto ao trabalho e com boa recepção ao treinamento aplicado

 

CONTROLE DE VIAGENS / TREINAMENTO  Cliente: SOTRANGE      

Veículo:  IVECO 4 x 2                         

Frota nº 306 

Placa: GWI 9730                                  

Placa Semi-Reboque: 30.302

Motorista: João Paulo F.Lima              

Instrutor: Luiz Eugenio Pascon

Rota: Araucária – Puerto Pirary (Argentina) 

Ida: Carregado c/ Cola                    

Retorno: Vazio 

Peso Bruto Total: 43.530 Kg          

Tara: 16.610 Kg 

Km saída: 245.290                  Hora saída: 10:30 Hrs        Data: 03/09/2007

Km chegada: 246.775            Hora chegada: 07:30 Hrs   Data: 07/09/2007

Tempo de paradas: 58:00 Hrs        Tempo Total da Viagem: 93:00 Hrs

Total Km rodado: 1.485 Km

Litros de Diesel: 602

Média Km/Litro: 2,46 Km/l

Média Anterior ao Treinamento: 2,20 Km/l

Diferença no Consumo: 11,81%

Comentários da viagem:

Primeira viagem da segunda fase no mês de Setembro/07.

A maior parte do tempo parado, se deu na Aduana no Brasil para liberação de documentos e guias de exportação.

 

CONTROLE DE VIAGENS / TREINAMENTO     Cliente: VETELLI / BORGO

Veículo: IVECO STRALIS 420  6x4  Rodotrem                 

Frota nº   700

Placa: DJF  2437                                  

Placa Semi-Reboque: Rodotrem PASTRE

Motorista: Luciano Rodrigo da Silva                       

Instrutor: Luiz Eugenio Pascon

Rota:  SBC - Ourinhos - SBC -  Porto de Santos - SBC

Ida: Vazio até Ourinhos (SP)         

Retorno:  Carregado até SBC - Santos

Peso Bruto Total: 77.380 Kg           

Tara:  26.990 Kg

Km saída:  24.333                       Hora saída:  05:40 Hrs     Data: 27 / 09 / 2007

Km chegada:  25.244                 Hora chegada: 01:10 Hrs Data: 29 / 09 / 2007

Tempo de paradas: 20:10 Hrs        Tempo Total da Viagem:  42:30 Hrs

Total Km rodado:  911 Kms

Litros de Diesel:    444 Litros

Média Kms/Litro:    2,05 Kms / litro  ( Final )

Média Anterior ao Treinamento:  1,80 Km / litro

Diferença no Consumo:  13,88%

 

Considerações Gerais

Kms percorridos para o Trecho SBC – Ourinhos – SBC: 768 Kms

Litros de Diesel:  370 Litros      Diferença de 98 Lts à menos

Média Kms/Litro para o Trecho SBC – Ourinhos – SBC: 2,07 Kms / litro

Kms para o Trecho SBC – Porto de Santos – SBC: 143 Kms

Litros de Diesel:  74 Litros                   Diferença de 16 Lts à menos

Média Km/Litro para o Trecho SBC – Ourinhos – SBC: 1,93 Kms / litro

 

Comentários da Viagem:

 

Motorista tem plenas condições; Apto para operar este conjunto de Cavalo Mecânico e Rodotrem com segurança e confiabilidade. Tem domínio de situação específica do trabalho a ser desenvolvido com este tipo de equipamento, noções importantes de direção defensiva e conduz o veículo de forma segura e tranqüila.

 

Na primeira parte da viagem, o retorno à SBC, encontramos dificuldades no trânsito em São Paulo com lentidão e demora no trajeto, que prejudicam o rendimento, assim com também aumentam o consumo de combustível, nestas condições de operação, com este tipo de Equipamento. (77.380Kgs de PBTC)

 

Sugerimos a readequação de operação para este trajeto, evitando o deslocamento até SBC carregado, seguindo direto para o Porto de Santos via Rodovia dos Imigrantes, apartir da

Av. Bandeirantes em São Paulo, evitando também o trajeto pesado de saída da BORGO em SBC para a Via Anchieta.

 

As próximas viagens, por experiência, deverão mostrar melhores índices de economia de combustível, por iniciar e finalizar em Cubatão sem passar por SBC. A operação com Rodotrem requer mais cuidados e atenção nas rotas utilizadas, tempo de paralisação, manobras, aceleração e velocidade média.

 

Os investimentos em Treinamento de Motoristas, Renovação e Controle de Frotas, formam o tripé básico para a boa gestão dos gastos com combustíveis.

 

 

Milano Centro de Formação de Condutores Ltda

Todos os Direitos Reservados ®

Ultima Atualização 14/11/2014