Resultados do nosso trabalho.

TREINAMENTO EM CONDUÇÃO ECONÔMICA - CONSULTORIA EM
TRANSPORTES - GESTÃO
CONTROLE DE
VIAGENS / TREINAMENTO
Cliente:
FAIRWAY
Veículo: MBB
Actros 2646 6x4 Frota nº
Do cliente
Placa: ELK 3878
SR: Hooper
Randon
Motorista:
Orlando Evangelísta da Rocha Instrutor: Luiz
Eugenio Pascon
Robson Ferreira de Oliveira
Rota: SBC /
Iracemápolis / Santos / SBC
Ida: Vazio
Retorno:Carregado
Peso Bruto
Total: 73.490 Kg Tara: 27.090 Kg
Liquido: 46.400 Kg
Km saída:
028.086 Hora saída: 08:30 Hrs
Data: 17/06/2011
Km chegada:
028.645 Hora chegada: 02:30 Hrs Data:
18/06/2011
Tempo de
paradas: 08:30 Hrs Tempo Total da Viagem: 18:00 Hrs
Total Km rodado:
559 Km
Litros de
Diesel: 276 Litros
Média Km/Litro:
2,02 Km/l
Média Anterior
ao Treinamento: 1,85 Km/l
Diferença no
Consumo: 09,18%
Comentários
da viagem:
Primeira viagem
e contato inicial deste Motorista em teste com este
veículo.
Motorista em
teste prático acompanhado pelo Sr. Robson F. de Oliveira.
Tem vazamentos
de ar no sistema de freios nas válvulas e conexões, que
obriga carregar os reservatórios utilizando o Motor,
contribuindo para o aumento de consumo de Diesel. Sr.Eron
está ciente deste fato e prevê logo seu saneamento.
SR está
desalinhado em relação ao Cavalo, que também contribui para
o consumo de Diesel e Pneus com o arrasto do equipamento
carregado
Veículo em
operação de descarga no Porto, utilizou 1Hr e 45 minutos na
fila em ritmo lento sem desligar o Motor em virtude das
paradas e tráfego intenso.

TREINAMENTO EM CONDUÇÃO ECONÔMICA - CONSULTORIA EM
TRANSPORTES - GESTÃO
CONTROLE DE
VIAGENS / TREINAMENTO
Cliente:
GAFOR Mucuri / Camaçari
Veículo:
IVECO Stralis 460NR 6x2 Frota:
Test-Drive VETELLI
Placa: CUA 6680
SR: Bi-Trem
22074 / 22075
Motorista:
Tibiriça Ricardo Avelar Instrutor: Luiz
Eugenio Pascon
Rota: Mucuri /
Camaçari
Ida: Vazio
Retorno:
Carregado
Peso Bruto
Total: 59.230 Kg Tara: 19.770 Kg
Liquido: 39.460 Kg
Km saída:
016.178 Hora saída: 13:00 Hrs
Data: 11/04/2011
Km chegada:
017.956 Hora chegada: 16:00 Hrs
Data: 15/04/2011
Tempo de
paradas: 67:30 Hrs Tempo Total da
Viagem: 99:00Hrs
Total Km rodado:
1.778 Km
Litros de
Diesel: 824 Litros
Média Km/Litro:
2,15 Km/l
Média Anterior
ao Treinamento: Stralis 380 e Stralis 420 ( Média 870
Litros).
Diferença no
Consumo:
5,58% mais
econômico com o mesmo Conjunto.
Comentários
da viagem:
Velocidade
controlada: 75 Km/h.
O motorista
trabalha com excesso de rotação no motor, mesmo mantendo
dentro da faixa verde na conta-giros, fora do ponto ideal de
torque.
Dirigibilidade,
segurança e conforto em destaque. Motor com alto torque
exige condução em baixas rotações, com bom desempenho e
reserva de Potência.
Os dados comparativos, com os modelos Stralis 380 e 420 em
operação, utilizam este Bi-Trem Frota 22074 / 22075 para
base de cálculo.

TREINAMENTO EM CONDUÇÃO ECONÔMICA - CONSULTORIA EM
TRANSPORTES - GESTÃO
CONTROLE DE
VIAGENS / TREINAMENTO
Cliente: LUFT
Transportes Rodoviários Ltda
Veículo: MBB
1933 6x2 Frota
nº
Placa: DPB 0131
SR: DVT 1744
Motorista: Paulo
Roberto Brazilino Instrutor: Luiz Eugenio
Pascon
Rota: Duque de
Caxias / Barra / Recreio dos Bandeirantes
Ida:
Carregado
Retorno:
Vazio
Peso Bruto
Total: 43.870 Kg Tara: 17.370 Kg Liquido:
26.500Kg
Km saída:
365.914 Hora saída: 03:30 Hrs
Data: 29/01/2011
Km chegada:
366.048 Hora chegada: 09:20 Hrs
Data: 29/01/2011
Tempo de
paradas: 01:30 Hrs Tempo Total da Viagem: 05:50Hrs
Total Km rodado:
134 Km
Litros de
Diesel: 45 Litros
Média Km/Litro:
2,97 Km/l
Média Anterior
ao Treinamento: 2,12 Km/l
Diferença no
Consumo: 40,09%
Comentários
da viagem:
O motorista
trabalha com excesso de rotação de motor.
Folga excessiva
na quinta roda.
Freios do
Conjunto Cavalo Mecânico e Semi-Reboque, deficientes.
Requer uma
revisão urgente do sistema e componentes.
Motorista apto
para a função.

TREINAMENTO EM CONDUÇÃO ECONÔMICA - CONSULTORIA EM
TRANSPORTES - GESTÃO
CONTROLE DE
VIAGENS / TREINAMENTO
Cliente:
AQCES Vitória
Veículo:
IVECO Stralis 410NR 8x2 Frota nº
Placa: EKH 1044
SR: EKH 1043
Motorista: Alan
Rezende Instrutor: Luiz
Eugenio Pascon
Rota: Serra /
Alfredo Chaves / Castelo / Serra
Ida:
Carregado
Retorno:
Carregado
Peso Bruto
Total: 55.680 Kg Tara: 18.830 Kg
Liquido: 36.850 Kg
Km saída:
003.731 Hora saída: 10:30 Hrs
Data: 23/02/2011
Km chegada:
004.127 Hora chegada: 22:00 Hrs
Data: 23/02/2011
Tempo de
paradas: 04:30 Hrs Tempo Total da Viagem: 11:30Hrs
Total Km rodado:
396 Km
Litros de
Diesel: 138,59 Litros
Média Km/Litro:
2,85 Km/l
Média Anterior
ao Treinamento: Sem Parâmetro
Diferença no
Consumo:
Comentários
da viagem:
O motorista
trabalha na faixa verde de rotação de motor, mas fora do
ponto ideal de torque com aceleração à mais do que o
necessário para a operação.
Dirigibilidade,
segurança e conforto em destaque. Motor com alto torque
exige condução em baixas rotações com bom desempenho e
reserva de Potência.
Veículo
apresenta vibração em função do alongamento do eixo cardã e
também está com o eixo tração desalinhado em relação ao
terceiro eixo e chassis.
Motorista apto
para a função.

TREINAMENTO EM CONDUÇÃO ECONÔMICA - CONSULTORIA EM
TRANSPORTES - GESTÃO
CONTROLE DE
VIAGENS / TREINAMENTO
Cliente:
ESSEMAGA
Veículo:Volvo
FH 520 iShift 6x4 Frota nº
255
Placa: CUA 6954
SR: 781
Motorista:
Denílson Pereira dos Santos Instrutor: Luiz
Eugenio Pascon
Rota:
Santos-Guarujá-Piracicaba
Ida:
Carregado
Retorno:Vazio
Peso Bruto
Total: 43.000 Kg Tara: 19.500 Kg Liquido:
23.500 Kg
Km saída:
002.945 Hora saída: 10:00 Hrs
Data: 09/07/2010
Km chegada:
003.489 Hora chegada: 21:00 Hrs Data:
09/07/2010
Tempo de
paradas: 01:30 Hrs Tempo Total da Viagem: 11:00Hrs
Total Km rodado:
544 Km
Litros de
Diesel: 190 Litros
Média Km/Litro:
2,86 Km/l
Média Anterior
ao Treinamento: Sem Parâmetro.
Diferença no
Consumo:
Sem Parâmetro.
Comentários
da viagem:
Veículo novo em
operação.
Este veículo com
cambio automatizado requer uma condução mais aprimorada,
sendo a
combinação entre rotação de Motor e trocas de Marcha no
tempo certo e ideal para extrair o melhor rendimento do
Veículo na operação.
Motorista em
condições de trabalho e apto para operar este equipamento.

CONTROLE DE VIAGENS /
TREINAMENTO Cliente: SOTRANGE
Veículo: IVECO 6 x
2
Frota nº 817
Placa: GWI
9743
Placa Semi-Reboque: 4005
Motorista: Rubens A. dos
Santos
Instrutor: Luiz Eugenio
Pascon
Rota: SBC – Cubatão – Uberaba –
SBC
Ida: Carregado c/
Amônia
Retorno: Vazio
Peso Bruto Total: 46.320
Kg
Tara: 25.400 Kg
Km saída:
179.805 Hora saída: 18:00 Hrs Data:
02/05/2007
Km chegada: 180.938
Hora chegada: 17:15 Hrs Data: 04/05/2007
Tempo de paradas: 23:15
Hrs Tempo Total da Viagem: 47:45 Hrs
Total Km rodado: 1.133 Km
Litros de Diesel: 452
Média Km/Litro: 2,50 Km/l
Média Anterior ao Treinamento:
2,27 Km/l
Diferença no
Consumo: 6,83%
Comentários da viagem:
Quarta viagem da segunda fase
no mês de Abril/07.
Motorista apto ao trabalho e
com boa recepção ao treinamento aplicado.

CONTROLE DE VIAGENS /
TREINAMENTO Cliente: SOTRANGE
Veículo: IVECO 4 x
2
Frota nº 322
Placa: GWI
9737
Placa Semi-Reboque: 25.019 /
1520
Motorista: João Paulo
F.Lima
Instrutor: Luiz Eugenio
Pascon
Rota: SBC – Cubatão – Paranaguá
– SBC
Ida: Carregado c/ Ácido
Sulfúrico
Retorno: Vazio
Peso Bruto Total: 43.500
Kg
Tara: 18.650 Kg
Km saída:
202.755 Hora saída: 12:15 Hrs Data:
14/05/2007
Km chegada:
203.884 Hora chegada: 14:35 Hrs Data: 16/05/2007
Tempo de paradas: 25:00
Hrs Tempo Total da Viagem: 50:20 Hrs
Total Km rodado: 1.129 Km
Litros de Diesel: 358
Média Km/Litro: 3,15 Km/l
Média Anterior ao Treinamento:
2,74 Km/l
Diferença no
Consumo: 14,96%
Comentários da viagem:
Primeira viagem da segunda fase
no mês de Maio/07.
Primeira parte da viagem com
Isotanque até Guarujá/ após Paranaguá c/ Ácido.
Motorista apto ao trabalho e
com boa recepção ao treinamento aplicado.

CONTROLE DE VIAGENS /
TREINAMENTO Cliente: SOTRANGE
Veículo: IVECO 4 x
2
Frota nº 303
Placa: GWI
9734
Placa Semi-Reboque: 1531
Motorista: Leudes Ricardo Góes
Vieira
Instrutor: Luiz Eugenio
Pascon
Rota: SBC – Paulínia –
Paranaguá - SBC
Ida: Carregado c/ Ácido
Sulfúrico
Retorno: Vazio
Peso Bruto Total:
42.800Kg
Tara: 14.080 Kg
Km saída:
227.138 Hora saída: 10:20 Hrs Data:
02/07/2007
Km chegada:
228.552 Hora chegada: 10:27 Hrs Data: 05/07/2007
Tempo de paradas: 38:00
Hrs Tempo Total da Viagem: 72:07 Hrs
Total Km rodado: 1.414 Km
Litros de Diesel: 457
Média Km/Litro: 3,09 Km/l
Média Anterior ao Treinamento:
2,82 Km/l
Diferença no
Consumo: 9,52%
Comentários da viagem:
Primeira viagem da segunda fase
no mês de Julho/07.
Motorista apto ao trabalho e
com boa recepção ao treinamento aplicado

CONTROLE DE VIAGENS /
TREINAMENTO Cliente: SOTRANGE
Veículo: IVECO 4 x
2
Frota nº 306
Placa: GWI
9730
Placa Semi-Reboque: 30.302
Motorista: João Paulo
F.Lima
Instrutor: Luiz Eugenio
Pascon
Rota: Araucária – Puerto Pirary
(Argentina)
Ida: Carregado c/
Cola
Retorno: Vazio
Peso Bruto Total: 43.530
Kg
Tara: 16.610 Kg
Km saída:
245.290 Hora saída: 10:30 Hrs Data:
03/09/2007
Km chegada:
246.775 Hora chegada: 07:30 Hrs Data: 07/09/2007
Tempo de paradas: 58:00
Hrs Tempo Total da Viagem: 93:00 Hrs
Total Km rodado: 1.485 Km
Litros de Diesel: 602
Média Km/Litro: 2,46 Km/l
Média Anterior ao Treinamento:
2,20 Km/l
Diferença no
Consumo: 11,81%
Comentários da viagem:
Primeira viagem da segunda fase
no mês de Setembro/07.
A maior parte do tempo parado,
se deu na Aduana no Brasil para liberação de documentos e guias
de exportação.

CONTROLE DE VIAGENS /
TREINAMENTO Cliente: VETELLI / BORGO
Veículo: IVECO STRALIS 420
6x4 Rodotrem
Frota nº 700
Placa: DJF
2437
Placa Semi-Reboque: Rodotrem
PASTRE
Motorista: Luciano Rodrigo da
Silva
Instrutor: Luiz Eugenio
Pascon
Rota: SBC - Ourinhos - SBC -
Porto de Santos - SBC
Ida: Vazio até Ourinhos
(SP)
Retorno: Carregado até SBC -
Santos
Peso Bruto Total: 77.380
Kg
Tara: 26.990 Kg
Km saída:
24.333 Hora saída: 05:40 Hrs Data: 27
/ 09 / 2007
Km chegada: 25.244
Hora chegada: 01:10 Hrs Data: 29 / 09 / 2007
Tempo de paradas: 20:10
Hrs Tempo Total da Viagem: 42:30 Hrs
Total Km rodado: 911 Kms
Litros de Diesel: 444 Litros
Média Kms/Litro: 2,05 Kms
/ litro ( Final )
Média Anterior ao Treinamento:
1,80 Km / litro
Diferença no
Consumo: 13,88%
Considerações Gerais
Kms percorridos para o Trecho
SBC – Ourinhos – SBC: 768 Kms
Litros de Diesel: 370
Litros Diferença de 98 Lts à menos
Média Kms/Litro para o Trecho
SBC – Ourinhos – SBC: 2,07 Kms / litro
Kms para o Trecho SBC – Porto
de Santos – SBC: 143 Kms
Litros de Diesel: 74
Litros Diferença de 16 Lts à menos
Média Km/Litro para o Trecho
SBC – Ourinhos – SBC: 1,93 Kms / litro
Comentários da Viagem:
Motorista tem plenas condições;
Apto para operar este conjunto de Cavalo Mecânico e Rodotrem com
segurança e confiabilidade. Tem domínio de situação específica
do trabalho a ser desenvolvido com este tipo de equipamento,
noções importantes de direção defensiva e conduz o veículo de
forma segura e tranqüila.
Na primeira parte da viagem, o
retorno à SBC, encontramos dificuldades no trânsito em São Paulo
com lentidão e demora no trajeto, que prejudicam o rendimento,
assim com também aumentam o consumo de combustível, nestas
condições de operação, com este tipo de Equipamento. (77.380Kgs
de PBTC)
Sugerimos a readequação de
operação para este trajeto, evitando o deslocamento até SBC
carregado, seguindo direto para o Porto de Santos via Rodovia
dos Imigrantes, apartir da
Av. Bandeirantes em São Paulo,
evitando também o trajeto pesado de saída da BORGO em SBC para a
Via Anchieta.
As próximas viagens, por
experiência, deverão mostrar melhores índices de economia de
combustível, por iniciar e finalizar em Cubatão sem passar por
SBC. A operação com Rodotrem requer mais cuidados e atenção nas
rotas utilizadas, tempo de paralisação, manobras, aceleração e
velocidade média.
Os investimentos em Treinamento
de Motoristas, Renovação e Controle de Frotas, formam o tripé
básico para a boa gestão dos gastos com combustíveis.
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